terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Explanação sobre o Doll Stylish - Parte I


drielle valeretto



Sempre apreciei bonecas de materiais diversos. Quando pequena, tinha adoração pelas de porcelana...me chamava a atenção a brancura da pele e as vestes, de um vitoriano romântico...quase um desvanecer!


Na pré-adolescência apaixonei-me pelas Barbies e outras do gênero. O que gostava era de vesti-las com trapos e prendedores de cabelo. Desprezava as roupinhas manufaturadas das minhas amigas, me acabando assim nos rios de tule, algodão e cambraia que caiam em cascatas da máquina de costura da minha mãe...as sobras de tecido que o chão recebia me eram presentes encantadores.


Enfim, cresci... e como todo adolescente, neguei meus instintos mais infantis, instintos estes que insistiam em atormentar minha tão sonhada juventude transviada...o rock mitigava a minha vontade e assim, por um bom tempo, esqueci as bonecas.


Passei por várias tribos urbanas, desde punks até as chamadas "patricinhas". Espalhei meus pedaços ao vento, e voei, voei, voei...


Mas tudo cansa um dia e assim, cansei dos grupos com seus cânones disfarçados de subversivos e voltei a me dedicar ao auto-conhecimento.(Não critico as tribos urbanas, pelo contrário, admiro todas elas, mas isto não cabe estender por agora)


Assim descobri algumas paixões: a moda, o artesanato, a apreciação da arte em geral; e redescobri outras, dentre elas: minha paixão por Bonecas. Os objetos de desejo eram agora micro bonecas de pano que eu usava para enfeitar roupas e cabelos.


Até hoje eu as uso...não com tanta frequência é fato!


Não abandonei minha paixão por tribos streets para sempre, e este sentimento renasceu com força quando me deparei com as lolitas do japão. O Gothic Lolita me encantou e durante algum tempo cheguei mesmo a sonhar com marcas importadas, impossíveis de caras, como a BTSSB e afins.


Como minha vontade era inviável de ser realizada pelos motivos já mencionados, improvisei:


Aproveitando o boom de 2002/2003 do estilo vitoriano, comecei a adquirir roupas e mais roupas enfeitadas com muitos babados, rendas e pérolas. Nesta época me enamorei de uma banda que tinha como vocalista uma verdadeira boneca humana de nome Amy Lee...Esta figura me enfeitiçou não só pela voz e talento, mas sobretudo, pela maneira como se comportava e...rá...se vestia.


Investi em botas, roupas de cetim, e em mais itens de estilo vitoriano. Almejei uma pele alva, cabelos pretos e seres vampíricos. Li o Drácula de Stoker umas mil vezes, assisti o filme umas duzentas e tantas outras e me deliciei com overdoses de Rice...


Como moda está ligada a tudo que você experiencia na vida (seja para amar ou odiar) a medida que ia adquirindo novos conhecimentos, meu estilo era influênciado e consequentemente, transformado.

Passei a ver filmes de época, principalmente os inspirados nas obras de Jane Austen. Emma me marcou profundamente. Outra película marcante: Gritos e Sussuros do Ingmar Bergman. A mania por cinema, carrego comigo até hoje!


De uns dois anos pra cá tenho admirado cada vez mais o estilo pin-up, com suas bolinhas, xadrezes delicados, cabelos anelados e sexualidade ingênua! Meias arrastão - preta, branca e coloridas - passaram a ser obrigatórias! Cinta-ligas, também.


O estilo make up das pin-ups somado aos aspectos das diversas bonecas de porcelana e pano que tanto me encantam se juntaram e deram origem a um modo peculiar de se maquiar: o modo Doll - cílios super marcados, delineadores preto e coloridos, pó dois tons abaixo do natural da pele e blush rosa bem visível são os produtos básicos de uma Doll Make Up...


Quanto a moda, originou-se das seguintes vertentes :

1 - Vitoriano - a elegância austera do estilo

2 - Pin up - estampas e modelagens de uma sutileza sexy

3 - Romantismo - suavidade e delicadeza

4- Barroco - dramaticidade

5 -Gótico - Curvas e volumes

6- vestimentas infantis - caimento e shape.

7- As lolitas nipônicas e seus vários segmentos.




E foi assim, juntando aqueles pedacinhos de mim que voaram ao vento e retornaram modificados, que passei a me diferenciar de todos, seja no estilo, na maneira de me comportar, na miscelânea de muitas referências culturais e etc...criando um estilo que mexe com os que me cercam arrancando elogios ou críticas e que me deixa enamorada cada vez mais, denominado por mim de DOLL StYLISH ♥


CONHECENDO AS REFERÊNCIAS:



Agora um pequeno recorte sobre a cena do Doll Stylish, para aqueles que se sentiram curiosos acerca dele:


Este texto tenta apresentar minha visão sobre o estilo que a princípio adotei. Não me denomino criadora dele, afinal, ele é o resultado das minhas vivências com os vários universos fashions/culturais já existentes... aqui cabe citar uma frase, mesmo sendo clichê: "nada se cria, tudo se copia" e somá-la a outra: "cada um tem um jeito de ver, sentir, e resignificar o mundo" para elucidar o modo como trato o "universo" das Dolls. Portanto, serve frisar que esta listinha é dinâmica e está sempre em mutação. Feito o comentário, abaixo, algumas menções importantes do Doll Stylish:




Os artistas plásticos que melhor representam o estilo são: Mark Ryden e Lori Earley. Seurat me encanta demais também com sua obra "O Circo" mas ainda não refleti sobre seu impacto no que concerne ao estilo Doll.



Na música: Bjork, Evanescence, Portishead, Mazzy Star; pela suavidade da voz e feminilidade das front womans; Hole, Yeah Yeah Yeahs; devido a voracidade vocal e estilo; Sigur Rós e Goldfrapp; pela magia do ritmo encantador das muitas canções!



Cinema: Tim Burton!!


Fotografia: Annie Leibovitz e Julia Margareth Cameron.



Filmes: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Desventuras em Série, Maria Antonieta, O Piano, só pra citar alguns...


Modelo: Gemma Ward, Irina Lazareanu, Carol Trentini e, off course, Drielle Valeretto (foto).


É claro que a lista cresce a cada dia...e que deixei de fora muita coisa por não me lembrar no momento. Devido a isto, declaro aqui que este assunto será retomado mais adiante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário